3 luminárias com lacres de alumínio
Latas de alumínio estão presentes diariamente na vida das pessoas, basta um simples churrasco com amigos para juntar aquele monte de latinhas de cerveja ou refrigerante, e com elas os lacres (ou anéis) de alumínio. Inclusive, pra quem não sabe, não se deve separar o anel da lata, isso para que sejam reciclados juntos. Segundo pesquisa na internê e resumindo o assunto, o lacre tem uma composição pobre de alumínio e essa característica reduz o rendimento da reciclagem dos lacres nos fornos que derretem o material. Assim, as recicladoras de alumínio aceitam o lacre junto da latinha, mas não separado. Curioso, não?
Existem projetos que trocam lacres (uma grande quantidade) por cadeiras de rodas. Um exemplo é o Lacre Solidário, uma campanha socioambiental que beneficia pessoas e entidades necessitadas. Através disso, busca desenvolver uma cultura voltada ao cuidado com o meio ambiente, com o consumo consciente e, principalmente, com o ser humano.
Além de campanhas inspiradoras, queremos com esse post mostrar outro bom motivo para juntar os lacres de alumínio: o reuso. Luminárias feitas através do reuso dos lacres provam o poder da supraciclagem quando aliada a criatividade e ao design!
O designer curitibano Maurício Affonso criou o pendente POP com centenas de anéis de alumínio. A peça tem um efeito visual incrível e foi inspirada pela ideia de transformar um material descartável com vida útil curta em um objeto precioso e delicado.
A americana Allison Patrick se formou em arquitetura, mas colocou toda a sua energia na própria pequena empresa de design: Zipper 8 Lighting. Assim ela aprendeu muito sobre design de produto e a importância da supraciclagem, criando novas peças com materiais inusitados. Ela também tem um blog, o 3 R’s blog, onde fala sobre reduzir, reutilizar e redecorar! Uma das criações da Alisson é essa bela luminária pendente com os lacres de alumínio. Eu adorei o fato dos anéis terem sido usados na diagonal, trouxe um ar diferente para a peça.
AQUI ela conta mais sobre seu trabalho e a criação dessa peça, e você ainda confere outras versões de luminárias com anéis de alumínio.
Por último, a luminária de mesa de Sean Michael Ragan, colaborador da revista MAKE, onde compartilhou pela primeira vez sua luminária feita com lacres de latinhas. Ele usou uma técnica de malha que permite criar outras formas com os lacres, e sem fixação nenhuma, apenas dobrando e cortando o lacre com um alicate. Na versão colorida da luminária os lacres não são pintados, estão nas cores originais, o que pode dar mais trabalho para juntar alguns, mas vale a pena, não? Mais informações AQUI.
E aí, qual das três vocês mais gostaram? Conta pra gente aqui nos comentários!
Por favor guardei lacres a anos para fazer o globo de lacres não consegui se colar com cola quente ao aquecer irá soltar por favor qual cola usar se alguém puder ajudar fico grata
Amei
Como faço para guntar os lacres para fazer o grobo
Você pode tentar com cola quente! Boa sorte! 😉