[Parte 1] Sala de TV: Sofá de pallets
Semana passada mostramos aqui a sala de TV e convivência que fizemos com ideias de reuso, e como prometido, a partir de hoje mostraremos com detalhes os projetos que desenvolvemos para esta sala. Para começar, vamos contar sobre a peça mais disputada pelos moradores: o sofá de pallets.
Como a família é grande, o sofá precisava ser espaçoso e a solução foi fazê-lo em ‘L’, sendo que somente a parte menor do ‘L’ teria encosto de pallet. Projetamos conforme desenho abaixo, utilizando 8 pallets medindo 1200 x 800mm. Porém, 2 deles foram cortados quase que ao meio, ficando 2 peças de 530 x 800mm e 2 peças de 670 x 800mm. Como cada pallet tem 150mm de altura, usamos duas peças por assento + pé de 80mm + estofado de 100mm para chegar na medida de 480mm como altura total do assento sofá.
Definido o projeto, e já com duas peças cortadas, foi hora de colocar a mão na massa. Primeiro passo vocês já sabem né? LIXAR! Levou um tempo, mas lixamos bem cada pallet, de todos os lados. E depois aplicamos duas demãos de verniz marítimo em toda a peça. Feito isso, hora de montar o sofá.
Com os pallets virados para baixo, posicionei um sobre o outro e furei com a furadeira. Depois aparafusei com o parafuso levemente inclinado e com altura suficiente para abranger a espessura das ripas dos pallets. Faça isso nos dois vãos laterais de cada lado entre o pallet inferior e o superior. Por último fixei os pés (quatro por assento), esses pés compramos numa loja aqui em São Paulo chamada Madelâminas, por R$ 40,00 o conjunto com 4 pés.
O encosto fixamos suspenso e alinhando com o pallet inferior do assento. Usando um parafuso maior, a fixação do encosto foi feita em quatro pontos no pallet menor e em seis pontos no pallet inteiro.
Um detalhe legal do encosto do sofá é que fixamos ripas de pallets por baixo dos vãos do pallet do próprio encosto, assim criamos nichos que podem servir de porta revistas e/ou apoio de copos, por exemplo. Olha aí:
Minha mãe comprou a espuma e o tecido e pediu para uma amiga fazer as almofadas de assento e encosto. A parte do estofado foi o maior investimento da sala, já a estrutura de pallets exige mais esforço e mão na massa, mas no final das contas vale a pena. O sofazão faz o maior sucesso e, em dias de família reunida, é disputadíssimo!
Gostaram? Na próxima semana tem a parte 2 dos projetos: o cabideiro de parede com cabos de vassouras!
Imagens: Joia de Casa © 2016.
Adorei a ideia, quero fazer aqui no meu ape sem gastar muito mas estou com muita dificuldade em encontrar lugares que vendam o pallet em bom preço. Como vc conseguiu esses ai/ da pra notar que estão num estado muuuito bom
Pingback: Faça Você Mesmo: Sofá (ou banco) de Pallet | Joia de Casa
Boa tarde! Quero fazer um sofá de pallets para a minha república e, como somos estudantes, o orçamento não é muito alto.
Qual a espuma que vocês compraram o estofado? Qual foi o tecido utilizado?
Quanto ficou o orçamento do estofado?
Gostaria de ter uma noção de preços para poder fazer uma pesquisa orçamentária!!
Muito obrigada!! 😀
Oi Rapha!
Utilizamos espuma D-33 que é recomendada para assento e o tecido é sarja. Não me recordo o valor exato do estofado, mas devido ao tamanho, a espuma, tecido e mão de obra ficou por volta de R$1.500,00, se não em engano.
Tem que pechinchar hahah Bjs.