DICAS CRIATIVAS PARA DECORAR COM OBJETOS REUTILIZÁVEIS
Aqui no blog, a ideia é sempre mostrar que não é obrigatório adquirir vários elementos decorativos, renovar por completo e até reformar o apartamento para mudar o visual dele. Pequenas ações, como reutilizar materiais e reaproveitar móveis, têm o potencial de trazer muito charme e personalidade para os ambientes. Unir decoração e reuso de objetos que seriam descartados no lixo exige um tanto de inspiração – e, claro, um bocado de transpiração também –, fontes de ideias e dicas são sempre bem-vindas! Logo abaixo você confere uma lista com itens simples e, em sua maioria, fáceis de serem encontrados e/ou termos em casa, mas que muitas vezes acabam sendo deixados de lado ou descartados. Veja algumas formas de renovar o ambiente de seu apartamento evitando o desperdício:
– REUTILIZAR CAIXOTES
Uma tática bastante conhecida e muito prática para reutilizar materiais na decoração é apostar nos caixotes. Resistentes e versáteis, esses itens de madeira podem exercer diferentes funções na decoração do seu apartamento – inclusive sendo muito úteis e práticos – com apenas alguns ajustes e adaptações. Aqui no blog você já viu que é possível usar caixotes na cozinha, na forma de armários, de fruteiras e até como organizador de louças e ingredientes. Além disso, em outros ambientes do seu lar, os caixotes podem se transformar em baús, nichos, criados-mudos e até mesmo camas para animais de estimação.
Tudo isso pode ser feito adaptando o item para o uso que você deseja: pintando, lixando, revestindo e alterando a estrutura do caixote. Independente da nova função que você pretenda dar para o material, lembre-se de tomar alguns cuidados gerais, como lixar, utilizar tintas dos tipos látex PVA, esmalte ou sintética (caso você deseje alterar o visual do caixote) e aplicar verniz para impermeabilizar a madeira.
– REAPROVEITAR PNEUS
Outro material queridinho de quem adora reaproveitar e reciclar diversos itens e incorporá-los no design de interiores é o pneu. Bastante versátil e relativamente fácil de se conseguir, ele pode se transformar em uma série de coisas – aqui mesmo no blog você já viu cinco dicas de decoração com pneus.
Esse material pode se tornar também a base para mesa, virar um puff para a sala, abrigar o jardim suspenso da cozinha ou varanda, se transformar em um banco e servir como moldura para espelhos e quadros. Com tanta versatilidade, o limite fica por conta da sua imaginação e criatividade.
– RECICLAR LATAS, POTES E GARRAFAS
Embora o mais comum seja reciclar as tão populares garrafas PET, que realmente possuem muito potencial para renovar o visual do seu lar, outras possibilidades também podem ser exploradas. Por exemplo, reutilizar latas, jarros de molho e garrafas de vidro são dicas incríveis para a decoração. Os potes e jarros podem ser transformados em vasos de flores e garrafas de vidro podem ser utilizadas como abajur.
Mas você também não precisa ignorar completamente as garrafas PET, afinal, elas podem ser reutilizadas para jardim e horta vertical, vasos e arranjos de flores, luminárias e inclusive arte decorativa que pode incrementar o visual do seu apartamento.
– REFORMAR E RESTAURAR MÓVEIS USADOS
Decorar o lar de forma criativa e aplicando a reutilização não significa apenas reciclar e transformar aqueles pequenos objetos. Nesse processo também se enquadra a reforma ourestauração de móveis. Sabe aquele criado-mudo, aquela escrivaninha ou mesmo uma cadeira mais desgastada pelo tempo? Resgate esses móveis!
Atitudes simples, como apenas renovar a pintura, aplicar verniz ou consertar pequenos danos já podem ser suficientes para restaurar aqueles móveis “experientes” – para não dizer velhos. Dessa forma você economiza uma graninha e ainda consegue trazer para a decoração do seu lar alguns elementos charmosos, afinal, poderá optar por um visual mais rústico ou, então, uma mistura de clássico com moderno – dependendo do tipo de acabamento que você dará para os móveis.
– REUTILIZAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Lembra aquele material que sobrou da construção ou reforma do seu apartamento, ou do apartamento de algum amigo ou familiar? É muito comum que, ao término de uma obra, acabe sobrando alguma quantidade de certos itens (madeira, blocos de concreto etc),materiais esses que geralmente são deixados de lado ou descartados.
Mas e se, ao invés disso, esse material fosse aproveitado na decoração do seu lar? Embora algumas dicas possam ser mais complicadas – por exemplo, aplicar a madeira como revestimento das paredes ou do forro –, outras são bem mais simples e práticas. Por exemplo, se sobraram alguns blocos de concreto, que tal uní-los, fixar uma tábua ou prateleiras de madeira no topo e, prontinho, você tem uma bancada, balcão ou um aparador para vasos e plantas.
– REAPROVEITAR PALLETS
Os pallets são mais uns daqueles itens que, com um pouco de criatividade, podem extrapolar sua função original e servir como um inovador item de decoração e, em alguns casos, até mesmo um móvel no seu lar. Sofás, mesinhas, cadeiras, bancos de jardim, divisórias de ambientes e inclusive cabeceiras de cama; tudo isso pode ser feito com pallets, que trazem um visual mais rústico para o ambiente e que contrastam muito bem com escolhas decorativas mais coloridas.
– CARRETEL DE MADEIRA COMO MESINHA DE CENTRO
Você acha que uma mesa quadrada, feita de pallets, não combina muito bem com o estilo de decoração e arquitetura do seu lar? Sem problemas, opte então por uma alternativa que também aplica o reuso e carrega um visual rústico: o carretel de madeira. Uma das principais vantagens desse item é que, como ele possui uma variedade bastante grande de tamanho, você pode utilizá-lo para fazer desde uma pequena mesinha de centro – que fica muito charmosa – até uma mesa um pouco maior, ao melhor estilo boteco em casa. Depois de ter o cuidado para garantir que a madeira seja segura e durável (lixar e aplicar o verniz), basta dar o acabamento que você preferir, colorindo o carretel ou deixando-o com o aspecto natural.
– EXPLORE ITENS DO COTIDIANO
Além de materiais de construção, móveis antigos ou itens que tipicamente acabam sendo reciclados (garrafas e pneus, por exemplo), outra boa saída para quem quer decorar unindo criatividade com reutilização é dar um novo propósito para itens do cotidiano. Tendo um olhar inovador e pensando fora da caixa, você consegue transformar uma série de coisas “mundanas” em objetos decorativos cheios de personalidade.
Por exemplo, um simples ralador de queijo, que parece ser bem específico apenas para o seu propósito, pode se tornar uma charmosa luminária. Uma graça, não é? E que tal repaginar aqueles cabides que andam sem utilidade no seu armário? Fixados na parede, eles se tornam um mural para fotografias e posters!E como ter plantas no apartamento ajuda a trazer mais natureza e vida para dentro do seu lar, você pode cultivá-las utilizando formas de bolo e pudim como vasos. Já pensou o quanto incrível pode ficar? Com essas dicas e ideias criativas, você conseguirá reciclar e decorar aproveitado tudo que o reuso tem de melhor a oferecer. Dessa forma você deixa o seu lar mais bonito, aconchegante e com seu jeitinho – e o melhor, sem ter que gastar muito!
Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not, da Tibério Construtora de São Paulo.
Imagens: catraca livre | sr. pet | tua casa | labcriativo | mundo das tribos | emotion me | madamecriativa | como fazer em casa | decoracao de ambientes | carolina couri arquitetura | mood | noctula channel | hometeka | by Alcione | vestir e maquiar | construcao e decoracao de casas.