Sea bags: sacolas de velas supracicladas

Uma vela para um barco é feita de muitos metros de pedaços tecido costurado, que pode ser: lona, poliéster, nylon e outros tipos de tecidos resistentes. Mesmo podendo ser remendada inúmeras vezes, a vida útil de uma vela de barco tem um fim. Foi com a pergunta “pra onde as velas sem uso vão?” que dois jovens empreendedores do Maine, Estados Unidos, resolveram recolher esse material para a fabricação de elegantes sacolas com tema náutico, de vários formatos e tamanhos.

seabags_1

A Sea Bags foi fundada em 1999, época em que o atual CEO Don Oakes diz que supraciclagem (upcycling) não era a palavra de ordem na moda que é hoje. “Ele estava à frente do nosso tempo em decidir usar a vela para um produto de moda, que é bom para o ambiente e bom para os negócios”, acrescenta. A partir de sua sede em Portland, Maine, o material antes usado em veleiros é transformado em bolsas, estojos e sacolas.

A empresa deixa muito pouco material ir para o lixo. As partes da lona que são muito pequenas para uma bolsa podem ser transformadas em necessaires! Pequenos pedaços de tecido tornam-se bandeirolas ou porta copos. “Uma vela é um triângulo, por isso é sempre um pouco de um enigma para descobrir como obter o melhor aproveitamento, mas tirar o máximo proveito de cada vela que possamos possivelmente”, diz Oakes.

seabags_2

seabags_3

A Sea Bags tem dois funcionários em tempo integral encarregados de viajar e colecionar velas usadas. “Nós os recebemos de um monte de doadores individuais para cima e para baixo na costa leste, cujas velas têm sobrevivido a sua vida útil no barco e eles estão ocupando espaço em sua garagem ou estaleiro”, diz Oakes. “Se as velas não fossem para nós, elas iriam para aterros. Nos últimos 15 anos, economizamos mais de 500 toneladas de material de aterros sanitários.”

seabags_4

Em troca da doação de velas usadas, a Sea Bags dá aos doadores uma sacola confeccionada pela empresa e paga pelo transporte ou providencia a coleta. Aqueles que não querem uma sacola, pode fazer uma doação com dedução de imposto através da parceria de Sea Bag com SailMaine, que ensina as crianças a velejar.

Oakes diz que suas sacolas são populares em todo o país graças à sua história incomum. “A maioria das pessoas que carregam nossas malas não são marinheiros, mas podem se relacionar e amar a estética por trás do produto”, diz ele, “e a história por trás do produto, que é feito no cais de trabalho com materiais reciclados. São as pessoas que podem se relacionar com o estilo de vida costeiro.”

Imagens: Sea Bags Maine.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *