Kaffeeform, xícaras de borra de café
Um designer alemão combina borra de café com cola natural para criar um novo produto que pode substituir o plástico petroquímico.
Julian Lechner coleta os resíduos de café de restaurantes em Berlim para produzir xícaras e pires. Combinando a borra de café com cola natural e serragem, ele fabrica um líquido que pode ser moldado por injeção. Uma vez definido na forma necessária, o material é duro e impermeável o suficiente para suportar a limpeza em uma máquina de lavar louça, de acordo com o designer.
“O consumo diário mundial de café está crescendo, assim o potencial de reutilização de seus resíduos para outros usos é enorme,” diz Lechner.
“Kaffeeform é um material sustentável que visa tirar proveito destes materiais de descarte facilmente disponíveis para se tornar uma alternativa aos plásticos estruturais petroquímicos.”
Lechner desenvolveu essa ideia em 2009, na Itália, aonde trabalhava e estudava design. Depois de cinco anos de experimentações e investigações, ele chegou a uma fórmula inusitada capaz de transformar café usado em algo novo.
Cada xícara acompanha um pires no mesmo material e formato, com um rebaixo no centro para o perfeito encaixe. O conjunto foi projetado para o consumo específico do café expresso, mas devido uma grande demanda, xícaras para cappuccinos também começaram a ser produzidas. O acabamento preto marmorizado de cada xícara é único e ainda emite um leve cheiro de café.
O designer também garante que os produtos ainda podem ser reciclados, quando não tiver mais uso.
Imagens: Kaffeeform.