Antes e depois de mesinha com folha de madeira

Recebi uma encomenda para reformar uma mesinha lateral que estava bem detonada. Tinha os pés em compensado e tampo em MDF revestidos com uma folha de madeira, que não sei identificar qual. As rachaduras no revestimento estavam em praticamente todos os lados da mesa e muitos achariam que seria mais fácil descarta-la e fazer uma nova, do que recupera-la. Mas não eu! Nós, desse blog, acreditamos que todo móvel merece uma chance!



O jeito era retirar as partes que estavam soltando e salvar o que fosse possível! Tive a ideia de preservar parte do revestimento de folha de madeira no formato de alguma estampa, como se fosse um estêncil , mas reverso. Irei contar os passos dessa transformação, logo abaixo…



1. Primeiro lixei toda a mesa, para remover o antigo verniz e deixar a superfície mais lisa.
2. Retirei todos os pedaços do revestimento que estavam soltando.
3. Preenchi os buracos sem o revestimento com massa para madeira. Esperei secar e lixei pra nivelar as superfícies.
4. Busquei na internet o desenho de uma folha da planta costela d’adão. Imprimi em uma sulfite, recortei e depois colei em cima da mesa, com fita dupla face.
5. Apliquei tinta PVA na cor azul marinho com um rolinho, em toda a mesa. Foram necessárias quatro demãos pra cobrir bem.
6. A parte do revestimento ficou preservada embaixo da máscara de papel sulfite.
7. Depois de seco, retirei a máscara de papel com cuidado.
8. Para dar acabamento, passei seladora em cima do revestimento de folha de madeira e verniz acrílico por cima das partes pintadas com tinta PVA.

O resultado foi esse! Mesinha novinha “em folha”!



Imagens: Joia de Casa © 2019.

   

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *