Gilbert De Rooij e o upcycleDZINE
Gilbert De Rooij é um designer gráfico holandês que dedicou 25 anos da sua vida nessa carreira. Porém, com a necessidade de explorar outras oportunidades sem abrir mão do amor pelo design, ele criou o blog dutchDZINE, em 2012. No blog ele podia mostrar ao mundo mais sobre o design holandês e o design em geral. Mas, ainda em 2012, ele visitou pela primeira vez o Salão do Móvel de Milão (principal evento de decoração e design do mundo), e foi aí que supraciclagem entrou na vida do Gilbert. Visitando a feira, ele não se decepcionou, mas percebeu que a maioria dos projetos não acrescentavam muito além do que já existia. E se convenceu de que os designers deveriam criar de forma mais responsável e sustentável. Pesquisou na internet e descobriu que a supraciclagem era uma excelente maneira de transformar resíduos em obras-primas, não só bonitas e funcionais, mas que também contribuíssem para a preservação do meio ambiente.
Um novo destino para um produto que acabaria na pilha de sujeira. E agora a coisa mais importante é criar projetos especiais para esses produtos. Ao fazer isso, o designer de supraciclagem agrega valor e melhora o mundo em que vivemos, diz Gilbert. Em abril de 2013, seu blog passou a se chamar upcycleDZINE, e ele passou a dedicar este espaço apenas a exemplos de design ecológico e supraciclagem de todo canto do mundo, além de expor seu trabalho. Desde então o blog só cresceu. Gilbert desenha produtos supraciclados e se dedica, especialmente, a iluminação (ele é fascinado por este segmento). Ele ainda vende suas luminárias através da sua loja virtual.
Gilbert percebeu que muitas caixas plásticas de leite eram jogadas fora, foi quando surgiu a ideia de fazer luminárias com elas. Ele coletou várias caixas e fez várias tentativas até chegar no produto final. Ele criou 8 luminárias diferentes a partir do mesmo resíduo, as embalagens de leite. O designer diz que a supraciclagem fez ele ver as coisas de forma diferente: Parece que tudo tem mais valor e eu posso ver grande potencial para outras iniciativas e projetos de supraciclagem.
Sobre a coleta de materiais para novos produtos, Gilbert diz que nem sempre é fácil. Ele trabalha com materiais que encontra dentro da casa, como CDs velhos, caixas de leite e outras embalagens de plástico. De tempos em tempos, ele visita mercados de sucatas e brechós, na esperança de encontrar novas peças para trabalhar, mas diz que muitas vezes se decepciona com os valores altos e prefere se divertir trabalhando com materiais que praticamente não custam nada.
E para criar, ele se inspira nas coisas do dia a dia, nas revistas e internet e em outros designers que também praticam supraciclagem. Inspirado, ele procura sempre criar algo completamente diferente do que já existe.
Imagens e informações: upcycledzine | upcyclestudio.
Thank you for sharing my design!