Tati Guimarães e a Ciclus
Tati Guimarães é uma designer brasileira, nascida no Rio de Janeiro, onde estudou desenho industrial. Porém, desde 1998 ela reside em Barcelona, onde trabalha com design e leciona no Instituto Europeu de Design (IED). Tati diz que, desde criança, sempre gostou de dar novas utilidade para objetos e materiais descartados e isso influenciou sua carreira profissional. Em 2001, três anos após se mudar para Barcelona, Tati Guimarães abriu sua própria empresa, a Ciclus. A filosofia da empresa é emocionar através do desenho, transformando ideias e materiais em produtos únicos. Além de buscar soluções inovadoras que respeitem o meio ambiente e os princípios dos 3r’s: reduzir, reutilizar reciclar.
“Quando desenho, vou além da funcionalidade, beleza e sustentabilidade. Gosto de criar objetos versáteis que transmitam uma mensagem, que interajam com as pessoas e suas emoções, convidando-as a refletir”, diz Tati.
Uma das criações da designer brasileira é a coleção Dvinus, que traz mesas para três finalidades distintas feitas a partir um tampo de madeira (madeira reutilizada e madeira de origem certificada) e garrafas vazias de vinho. Uma solução simples para reutilizar garrafas, e como resultado um produto minimalista e brilhante.
Entre os produtos desenvolvidos por Tati também está o premiado descanso de mesa Bakus (nome do Deus do vinho). Consiste em uma espécie de bandeja feita de aço inoxidável que acomoda 36 rolhas de garrafas de vinho, onde o próprio usuário completa e forma seu produto. A ideia é fazer com que o usuário complete o suporte e monte seu descanso encaixando rolhas que lembram momentos inesquecíveis, como uma reunião com amigos ou um jantar romântico.
Em 2012, o Bakus foi selecionado pelo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) para ser distribuído internacionalmente e exclusivamente pelo museu.
Para conhecer mais sobre a Tati Guimarães e a Ciclus, além de outros trabalhos, acesse: ciclus | fanpage ciclus.