Réanim – A medicina dos objetos
Réanin é um projeto de jovens designers franceses, do coletivo 5.5 designers, que ganhou destaque em 2003. Através da metáfora de um hospital, o projeto “cuida” de objetos do nosso cotidiano, dando nova vida a objetos e móveis descartados.
“Reanimar, recuperar, reintroduzir, reabilitar, reciclar, restaurar, repensar, vestir, curar… o designer torna-se o médico dos objetos e usa seus conhecimentos para aumentar a expectativa de peças de mobiliário rejeitadas”, diz o site do projeto. Os designers responsáveis pelo projeto são os doutores que operam os móveis (resgatados de lixões, ruas ou casas de família), devolvendo ao “paciente” sua função inicial e a percepção dos produtos. O objeto curado encontra assim o seu lugar dentro do seu habitat e recupera seu direito de viver. Desta forma, o projeto procura inspirar as pessoas a tratarem seus próprios móveis.
Abaixo, pôster do projeto e a ficha do “paciente” a ser operado, garimpo dos “pacientes” que vão para o hospital e os “médicos” botando a mão na massa para curar os objetos:
O projeto ainda questiona sobre o futuro dos produtos de consumo. O comprometimento dos recursos naturais e o aumento da poluição devido as grandes produções são razões pelas quais ele sugere um futuro para esses objetos condenados. Outro ponto interessante e real levantado pelo Réanim é sobre nossa cultura de consumo: “Móveis eram patrimônios, passados de geração em geração, protegidos e mantidos de modo a mantê-los vivos ao longo do tempo. Hoje é status, mudam rapidamente e tornam-se um produto específico do consumidor. A indústria moveleira tem ido nesse caminho, hoje o mercado é de renovação, e essa mudança é notável e considerada no processo de concepção do produto. Como pode existir uma segunda vida para um objeto que já nasce nesse sistema comercial?”…Entra em cena Réanim e a medicina dos objetos.
Imagens e informações: 5-5designstudio.