Móveis de lixo de François Duquesnoy
Por estar se mudando frequentemente, o designer holandês François Duquesnoy buscava maneiras para tornar sua mudança mais fácil e econômica. Seus móveis grandes, pesados e difíceis de movimentar, foram deixados para trás e ele decidiu criar peças novas, ele mesmo.
Ao explorar o novo local da mudança, o designer observou a quantidade de lixo e materiais que entulhavam a vizinhança. Ao invés de comprar móveis novos, ele reuniu todas as peças encontradas na rua e as reutilizou na fabricação do mobiliário de casa. Foi daí que surgiu a sua linha de móveis chamada “Collectables”.
“Fazendo isso, não apenas eu mobílio minha casa, como também revelo o potencial desses materiais descartados, que estão disponíveis sem custo algum”, afirma François em seu site.
As limitações de tempo e a disponibilidade das peças exigem uma abordagem lúdica e improvisada. Este método peculiar resulta em formas espontâneas, de modo que o mobiliário vai tomando forma no local.
Cada linha de móveis é pintada de uma cor em relação ao seu local de criação. Segundo o designer, a cor, além de dar uma nova pele para o mobiliário, revela a qualidade dos seus materiais.
“Um consumo excessivo e o desperdício são questões globais, sempre haverá materiais disponíveis. Independentemente de onde eu passar, vou ser capaz de fazer as coisas que eu preciso, embora lugares diferentes possam oferecer vários desafios”.
A “Collectables” foi exposta em uma feira de design em Nova York em 2014, de onde foram tiradas as imagens acima.
Pena que não conseguimos ver a casa de François mobiliada com essas peças, não é mesmo?
Imagens: François Duquesnoy.