Puff com tambor de lavadora
Já havíamos adiantado aqui que de um simples tambor de lavadora poderiam surgir peças incríveis. Tempos depois, surgiu no nosso caminho um tambor que foi descartado num ferro velho e resgatado pelo meu pai, ele usou para fazer a fogueira da festa junina. Depois disso, o tambor ficou encostado e sem uso, foi então que resolvi transformá-lo num puff.
Antes de mais nada, devido a fogueira, foi necessário lavar bem a peça com água e sabão (usei até uma esponja para esfregar) e depois deixei secar.
Com a peça limpa e seca, passei tinta spray branca em todo tambor. Decidi que por dentro ele seria branco e por fora laranja, então na parte interna eu passai três demãos de tinta branca e na parte externa 4 demãos de tinta laranja (dando retoques em alguns pontos depois de finalizado). A cobertura da tinta branca na parte interna não ficou 100% uniforme, mas achei suficiente.
Tambor pronto, vamos para a parte do estofamento. Gente, nunca tinha feito isso antes, então claro que não ficou perfeito, mas é colocando a mão na massa que a gente aprende, né? Feito é melhor que perfeito!
Medi o diâmetro interno e externo do tambor e pedi para cortarem dois discos em MDF 15 mm, a marcenaria me cobrou R$ 20,00 por isso. Fixei um disco no outro usando cola branca e aparafusando em dois pontos.
A placa de espuma eu comprei medindo 60 x 60 cm com aproximadamente 4 cm de altura (a densidade esqueci de perguntar na loja, mas expliquei para o vendedor que seria para o assento de um puff), risquei o diâmetro do disco maior na espuma e cortei usando um estilete.
Eu quis aproveitar um metro de tecido (chita) que já tinha em casa, mas como a chita é um tecido de algodão mais fino, achei melhor revestir a espuma com uma malha branca antes. Fiz isso reutilizando uma camiseta velha e grampeando com um grampeador de tapeceiro. Depois fiz a mesma coisa com a chita, por cima da malha. Precisei de ajuda para grampear, pois é necessário puxar bem o tecido para grampear sem deixá-lo frouxo.
Como eu disse, a gente aprende fazendo, hoje já deixaria para fixar o disco menor no maior após grampear o tecido, assim o espaço para grampear e o acabamento ficariam melhores. Mas vamos em frente, recortei um pedaço de tecido na medida do disco menor e colei sobre ele com cola branca, para ajudar no acabamento. E assim a parte do estofado ficou pronta!
Para finalizar, usei a furadeira para fixar 4 rodízios de silicone no tambor, mas você também pode usar pezinhos de madeira ou simplesmente usar o tambor direto no piso, porém vale alertar que o tambor mais os tampos de madeira deixam a peça um pouco pesada.
Como o assento é removível, o puff também funciona como baú, assim você pode usá-lo para guardar coisas. Você pode pintar na cor que quiser e estofar com o tecido que preferir.
Curtimos muito o resultado, é gratificante ver um tambor de lavadora que foi descartado se transformar numa peça útil novamente! E vocês, gostaram? Deixe seu comentário contando pra gente o que achou.
Imagens: Joia de Casa © 2015.
Achei a ideia fantastica,tenho 2 tambores igual,vou fazer tambem,ficaram lindos,gostei……..
lindo e útil.
Eu amei, agora estou louca pra fazer um tbem.
Tira só uma dúvida, vc revestiu de malha branca o disco interno tbém?
Isso que é criatividade amei