Elephant Branded: comércio ético
Elephant Branded é uma startup de acessórios de moda e vestuário que tem como missão tornar o mundo um lugar melhor. O negócio, criado pelo arquiteto James Boon, vende bolsas mochilas, sacolas e capas do iPad de maneira ética. Ética porque a empresa paga um salário justo e competitivo para os moradores locais, que fazem os produtos com materiais reciclados, como sacos de arroz, cimento e etc. Eles não só possuem um salário razoável e justo, como também têm a oportunidade de aprender habilidades valiosas que lhes permitem ter uma forma sustentável e eficaz para sair da pobreza. Por cada produto vendido, a equipe entrega um kit escolar a uma criança na África ou na Ásia.
Na época que James cursava arquitetura em Londres, ele teve a chance de fazer um estágio na África do Sul para a construção de uma escola. Assim que a escola foi inaugurada e as crianças entraram, ele notou que elas não carregavam nenhum material. Para James, essa escola não estava completa.
Durante uma de suas viagens pela China, James viu artesões locais fazerem sacolas com sacos de cimento. Juntando essa ideia e a experiência que ele teve na África, James fundou a Elephant Branded.
Os sacos de cimento para a fabricação dos produtos são recolhidos por voluntários, evitando sua destinação ao aterro local. Abaixo a imagem de alguns produtos da marca.
Criar uma mudança sustentável de longo prazo e a geração de emprego está no cerne do negócio. Atualmente, a EB está ajudando a melhorar a vida de todo o mundo com projetos em Uganda, Quênia, Serra Leoa, África do Sul e Camboja. Recentemente, a empresa acaba de lançar Elephant Branded Adventures, que permite que voluntários com idades entre 18-25 possam se envolver nessa missão como se fosse um estágio. Este novo capítulo representa uma verdadeira expansão dos negócios e é sem dúvida uma prova do modelo ético que James construiu.
Imagens: Elephant Branded.