Antes e depois: cavalinho de balanço
Esse costume que eu tenho, de pegar as coisas que acredito que podem ser reutilizadas, de dentro das caçambas, eu herdei da família. Um dia minha mãe chegou em casa com esse cavalinho de balanço, encontrado na caçamba e bem judiado, com ideia de reforma-lo para meu sobrinho, só que a parte da reforma ficaria pra mim, é claro!
Ele é todo de madeira maciça e bem rústico. A ideia inicial era lixar bem a madeira e passar um verniz pra ressaltar os veios, mas ele estava com vestígios de tinta impregnada na ranhura da madeira que eu não consegui tirar. A solução foi pintar tudo mesmo!
Primeiro eu lixei bem toda a peça e limpei todo o pó e sujeira. Depois eu dei duas demãos de tinta branca, esmalte sintético a base d´agua. O legal de usar o branco sobre a madeira rústica foi que a tinta não escondeu totalmente os veios da madeira!
Depois que a tinta branca ficou bem seca, eu comecei a aplicar cor no cavalinho. Na base do cavalinho apliquei amarelo ouro, esmalte sintético a base d’agua.
Só faltava a crina do cavalo! Resolvi pintar nele mesmo ao invés de aplicar outro material como lã ou palha, assim fica mais fácil de limpar! Eu fiz um molde com papel cartão e desenhei com um lápis na cabeça do cavalo. Depois pintei com a tinta vermelha em cima da marca do lápis.
Ficou novinho em folha! Da caçamba para o quarto do bebê!