Antes e Depois: maletinha vintage

Um dia, eu ganhei uma maletinha muita antiga e judiada, mas que eu já gostei no momento em que bati os olhos nela. Maleta Babí, fabricação brasileira pela Pugsley S/A, dizia na etiqueta de dentro. Decidi que tinha que fazer uma pequena reforma nessa peça, mas sem que parecesse nova, que ainda mantivesse as características antigas.

Primeiro eu pensei em pintar, mas como tinha partes em que o revestimento da maleta tinha se soltado, achei a que tinta não iria cobrir bem. Depois pensei em revestir com tecido, mas aí iria esconder o pesponto, que é o charme da maletinha! Então resolvi tentar a decoupagem com guardanapo e deu certo! Eu escolhi um guardanapo com uma estampa com cara de vintage e fiquei bem feliz com o resultado. O guardanapo escondeu bem as imperfeições da superfície e não cobriu o pesponto da maleta! Se não tivesse as imagens de como era antes, dava até pra falar que já saiu de fabrica assim!

maletinha_antesdepois

maletinha_antesdepois2

maletinha_antesdepois3

Bom, pra chegar nesse resultado, primeiro eu tirei as ferragens da maleta. Então passei um fundo branco (tinta pva branca) em toda a parte de fora, pra destacar a estampa do guardanapo. Depois que tinta secou bem, destaquei a camada com a estampa do restante da folha de guardanapo, apliquei cola para decoupage em uma parte da maleta e colei imediatamente o guardanapo, alisando com delicadeza. Continuei passando cola e colando o guardanapo até cobrir toda a maleta. Depois de seca, passei mais uma camada de cola, por cima do guardanapo mesmo. Finalizei a parte de fora com verniz transparente fosco, a base de água.

Como as ferragens estavam oxidadas, pintei com spray preto fosco, antes de colocar novamente na maleta.

O último passo foi revestir a parte de dentro. Tirei o molde e recortei pedaços de papel de presente. Passei cola branca e fui revestindo com o papel o interno da maletinha. Até coloquei de volta a etiqueta original que tinha conseguido tirar antes da transformação.

maletinha_passos

Essa é mais uma técnica que a gente pode usar para salvar objetos antigos do descarte, manter a memória e economizar o dinheiro que a gente gastaria comprando um produto novo.

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *