Antes e depois: mesinha dobrável
Uma grande amiga, a Bruna, se mudou a pouco tempo e junto com a mudança estava uma mesinha, dessas dobrável e quebra galho, que você pode usar em diversos lugares da casa ou deixar dobrada no canto quando não estiver usando, sem ocupar muito espaço. A Bru enxergou o potencial da mesa e por isso mesmo me mandou uma foto pedindo ajuda para reformá-la. Quando ela me entregou a peça, vi que a estrutura estava em ótimo estado, somente com a pintura dos pés descascada e alguns arranhões no tampo. A Bruna deixou a transformação por minha conta, só disse que gostava de tons terrosos quando perguntei sobre cor, seguido de um “O que você achar que fica mais bonito, pode fazer”! Então bóra conferir o antes e depois dessa mesinha?
Primeiro passo: LIXAR
Antes de mais nada, desmontei a mesinha para facilitar na hora de lixar. Lixadeira elétrica + lixa para madeira e lixar, lixar e lixar (no final eu sempre lixo manualmente aqueles cantinhos que a lixadeira elétrica não alcança).
Lixando eu descobri que a pintura cobria pés feitos de Pinus, uma madeira de reflorestamento de cor clara e muito usada em móveis, e um tampo em MDF.
Segundo passo: PINTURA DO TAMPO
Decidi que os pés não seriam pintados novamente, não dá pra esconder uma madeira linda como Pinus. O MDF sim resolvi pintar, reservei os pés e parti para o tampo. Para não fugir do gosto da Bruna pelos tons terrosos, optei por aplica-lo no tampo com detalhes em amarelo, as cores se combinam e ainda harmonizam com o tom da madeira dos pés.
Foram 2 demãos de cada cor, deixe a tinta secar entre uma demão e outra e também para retirar a fita. Gente, o grafismo sobre o tampo é totalmente livre. Eu optei por um grafismo geométrico e usei fita crepe para faze-lo!
Terceiro passo: VERNIZ
Para finalizar, passei 2 demãos de verniz fosco sobre todo o tampo e também nos pés. Deixei secar bem antes de montar a mesa a novamente.
Temos o ANTES e DEPOIS da mesinha da Bruna:
Imagens: Joia de Casa © 2016.