Antes e Depois: Móvel Antigo
Esse móvel antigo chegou até mim através da minha cunhada. Ela me disse que era um móvel de família, mas que ele havia passado os últimos meses abandonado na garagem e por isso estava bem detonado: quebrado e com manchas na madeira. Quando ela propôs que eu reformasse o móvel, topei na hora, e vou contar pra vocês como eu fiz. Mas vale lembrar que não sou especialista em restauração e, por isso, fiz do meu jeito (depois de assistir alguns vídeos na internet sobre o assunto).
A imagem abaixo mostra como o móvel chegou. Estava com partes quebradas, a porta não fechava e havia manchas de tinta na madeira.
O primeiro passo foi desmontá-lo todinho para poder lixar bem cada parte e depois remontá-lo consertando as partes quebradas. Não documentei a remontagem, mas depois de lixar bem para retirar o verniz e as manchas existentes, contei com a ajuda do meu pai para remontar cada lado do móvel, usando cola branca. E depois juntamos todos os lados.
Na imagem abaixo, à esquerda, uma pequena parte do móvel desmontado e, à direita, o móvel todo já lixado e montado novamente.
Nos detalhes em metal, passei uma escova de aço para tirar a oxidação. Não é o ideal para preservar, mas optei pelo processo mais simples e apenas escovei.
Com o móvel montado, hora de dar acabamento. Apliquei a primeira demão de seladora incolor, acabamento acetinado, com um pincel. Depois, lixei todo móvel novamente com uma lixa 220 e apliquei outra demãos de seladora. Eu vi em alguns vídeos que o ideal era aplicar a segunda demão de seladora usando estopa, mas eu fui rebelde e apliquei com o pincel haha. Não ficou marcado, pelo menos com duas demãos, mas se puder, faça usando a estopa.
Ah, para fechar o tampo superior do móvel, usei madeira maciça. Por último, colei o tampo na base e esperei secar de um dia pro outro.
Por mais que eu não tenha feito a reforma da forma mais recomendada por quem entende do assunto, eu amei o resultado <3 Um móvel que estava abandonado e quase foi descartado, ganhou vida novamente!
Imagens: Joia de Casa © 2021.
Amei
Adorei muita imaginação, fico a espera de mais.