Casas em containers: arquitetura sustentável e moderna
Tendência arquitetônica que já é bastante popular e difundida em países da Europa e nos EUA, a utilização de containers como residências se destaca por unir sustentabilidade, estilo e preços acessíveis. Ficou curioso para saber como são as casas em containers? Continue lendo e descubra!
No primeiro momento, pode parecer bastante estranho pensar em containers que se tornam lares. Esse pensamento é causado principalmente porque eles têm sido usados mais frequentemente como abrigos ou “cômodos extras” independentes da casa – como um estúdio, por exemplo. Porém, é possível sim ter uma casa bonita e confortável construída com containers – feitas algumas adaptações que a gente explica mais adiante.
Justamente por se tratar de estruturas metálicas feitas com um propósito específico, eles trazem características como durabilidade, resistência, a capacidade de serem acoplados com facilidade e segurança, impermeabilidade, resistência ao fogo, entre outras. Ou seja, um container conta com propriedades que todo mundo quer ter em sua casa.
Além disso, optar por esse tipo de projeto traz vantagens na obra em si; a principal é sustentabilidade. Por ser uma espécie de construção “pré-fabricada”, não são utilizados recursos naturais ou feitos a partir de matérias primas naturais como areia, água, tijolos, cimento, ferro etc, na construção de estruturas e, por consequência, também não há entulho. Isso protege o meio ambiente e de quebra reduz o preço da obra.
Cuidados e adaptações:
Claro que é preciso lembrar que um container não foi elaborado para ser uma residência, logo, mesmo que ele traga vantagens interessantes, também precisa de adaptações e o projeto deve ter certos cuidados. Assim, é garantido o conforto de quem for morar no local.
É necessário instalar isolantes térmicos e acústicos, já que o metal é um grande condutor de temperatura e não conta com tratamento sonoro. Além disso, é fundamental refazer o acabamento tanto interno quanto externo das casas em containers para garantir que não haja ferrugem; também é preciso repintar as superfícies com tintas não tóxicas.
Então, vem a parte de transformar essa estrutura de metal em um lar propriamente dito: instalar revestimento no piso, forro e paredes e também as redes elétrica e hidráulica. Também são necessários cortes e soldagens no aço para portas e janelas.
Vantagens de casas containers
Os principais pontos positivos de construir uma residência utilizando esse material são:
– Construção sustentável que minimiza a utilização de recursos naturais ou feitos a partir de matérias primas naturais (areia, água, tijolo, cimento, ferro etc);
– Agilidade e rapidez na construção do projeto, que, dependendo da planta, pode ficar pronto em cerca de dois meses;
– Material durável e resistente às intempéries climáticas;
– Mobilidade, já que, os containers podem ser transferidos de um local para o outro com facilidade e economia – caso o projeto seja pensado levando em conta essa possibilidade;
– Design inovador diferenciado e facilidade de “encaixar” os cômodos feitos de containers, tanto horizontal quanto verticalmente.
Desvantagens de casas containers
Já os principais pontos negativos desse tipo de lar são:
– Necessidade de um projeto diferenciado e específico para uma construção que foge do padrão tradicional;
– Mão de obra qualificada e especializada;
– Design que remete aos estilos industrial e moderno, por isso tende a agradar públicos específicos;
– Dependendo do projeto e da sua amplitude, a construção pode sair mais cara do que aquelas tradicionais.
Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not, da Tibério Construtora de São Paulo.
Muito interessante,criativo e sustentável!
bem eslarecido obrigada