ChopValue – produtos de hashi

Uma dupla de jovens empreendedores desenvolveram uma startup de grande potencial e sustentabilidade, transformando resíduo urbano em um material novo, de valor agregado. Localizada em Vancouver, Canada, a ideia da ChopValue é desenvolver produtos através de hashi usados, recolhidos de restaurantes locais.

O que começou com um exercício de desenvolvimento de produtos, logo se tornou uma oportunidade para envolver restaurantes locais na reciclagem desses “pauzinhos”. A dupla conseguiu instalar pontos de coleta dentro dos restaurantes. Desta forma, conseguindo evitar que milhares de hashis acabem no aterro sanitário, já que atualmente mais de 10.000 são descartados diariamente só na cidade de Vancouver!

A maioria dos hashis são feitos de bambu, grande parte de Bambu Mosso cultivado na China. O bambu é a madeira de cultivo mais rápido da Terra e há décadas vem sendo estudado para o uso de produtos de alto desempenho e vantagens em termos de dureza, resistência e durabilidade.

Segundo os criadores do projeto, o tempo de vida útil de um hashi não passa mais do que 30 minutos, enquanto que pra sua fabricação é necessário fazer a colheita do bambu, em seguida, tratar e secar, então a melhor e mais madura parte do bambu é moldada no formato dos pauzinhos (taxa de utilização é inferior a 50% – o resto é desperdício), e depois o produto acabado é enviado para outras cidades que, geralmente, é no mínimo 8000 km de distância dali!

Na visão dos criadores do projeto nós podemos fazer mais do que simplesmente jogar os pauzinhos no lixo. A equipe de desenvolvimento de produtos da ChopValue tem trabalhado em um processo que limpa, seleciona e processa os hashis, antes de aquecer e juntar 200 pauzinhos em uma única peça rígida. Com base neste processo, a equipe desenvolveu revestimentos de parede, nichos, porta copos e tampos de mesa!

chopvalue1

chopvalue2

chopvalue3

chopvalue4

chopvalue5

chopvalue6

O projeto está sobre o financiamento coletivo, se quiser dar uma olhada é só clicar AQUI.

Imagens: ChopValue.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *