Como remover tinta de móveis

Quando o assunto é reformar o móvel antigo, a remoção da pintura antiga é um passo recorrente. Seja para colocar uma nova cor, ou para retornar ao acabamento em madeira, retirar a tinta em alguns casos é inevitável. Aqui no blog já mostramos vários transformações que fizemos e por isso resolvemos mostrar 03 maneiras de remover tinta de móveis:

Gel removedor
Essa maneira é mais cara, mas é minha preferida por exigir menos esforço. Você aplica uma fina camada do gel com uma espátula sobre a superfície do móvel, espera alguns minutinhos e o gel faz a camada de tinta amolecer a ponto de descolar da madeira. Então, você remove a tinta com uma espátula. É importante o uso de luvas, máscara e óculos, porque se esse gel pega na pele ou no olho, é irritação e queimadura na certa!

Soprador térmico
O soprador térmico parece um secador de cabelo, só que atinge uma temperatura muito maior! Quando você aquece a superfície do móvel com o soprador, ele faz a tinta amolecer e se soltar, assim como o gel removedor. Só que não funciona com todas as tintas. Eu tentei usar para remover a tinta de uma cômoda provençal laqueada (veja aqui) e não funcionou! Deve funcionar melhor em móveis com tinta esmalte sintético, que forma uma película mais uniforme.

Lixa
A maneira mais eficiente e mais trabalhosa é remover com a lixa. Uma lixa 80 ou 60 em uma lixadeira elétrica é capaz de remover camadas de tinta mais teimosas. Mas haja braço! É preciso ficar alguns minutos sobre cada parte do móvel até conseguir remover alguma coisa. Depois de remover o grosso da antiga tinta, é só ir aumentando o grão da lixa para um acabamento mais fino (100, 150, 200).

Você já tentou alguma dessas técnicas? Conte pra gente abaixo!

Imagens: Joia de Casa | Wagner | Joia de Casa.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *