Horta na gaveta
Mais uma vez vamos mostrar que gaveta não se joga fora, basta estar em bom estado para reutilizar. Já mostramos aqui quantas novas funções uma gaveta pode ter e até fizemos um mini camarim com uma gavetinha resgatada do lixo.
Hoje trouxemos mais uma ideia para reutilizar uma gaveta. Essa foi resgatada da rua, estava na frente de uma casa, esperando o caminhão de lixo passar. Eu que não sou boba, me aproximei, dei uma conferida nas condições do móvel e alguns minutos depois já estava em casa, olhando pra ela e pensando o que faria.
Encontrei ela assim:
Tantas ideias pra fazer, gente! Optei por fazer um nicho para vasinhos de ervas e temperos, e assim dar início a uma pequena horta.
Primeiro passo: LIXAR! Isso mesmo, lixei bem a gaveta, inclusive por dentro. Essa etapa é muito importante para remover sujeiras, verniz ou outros resíduos. Depois disso, passei uma demão de base para tinta acrílica e, com ela seca, lixei novamente toda gaveta. Agora sim, com a peça pronta para receber pintura, foram duas demãos de tinta acrílica fosca (azul). Devemos sempre esperar a tinta secar bem entre uma demão e outra. Primeira etapa pronta:
Decidi pintar o fundo da gaveta com tinta spray fosca na cor preta (vocês vão entender porque). Então, deixei a cor escura por último, mas foi necessário fazer uma máscara para proteger a tinta clara já aplicada.
Pedi para um marceneiro cortar uma sobra de madeira na largura e profundidade do vão da gaveta para fazer a função de prateleira no nicho. Passei duas demãos da mesma tinta spray nessa peça. Com ela seca, fixei pelo fundo e pelas laterias, centralizada no vão. Por último, usei verniz fosco em spray sobre a tinta azul para proteger a pintura.
Hora de colorir e finalizar a horta na gaveta! Separei canecas, xícaras e potinhos sem uso para servirem de cachepôs ou vasos. Usei fitas decorativas para dar cara nova para algumas delas, solução de baixo custo e com ótimo resultado.
O fundo preto foi pensado para ser usado como lousa, assim fica mais fácil saber qual erva ou tempero temos ali. Você pode brincar com o fundo lousa, escrevendo o que preferir (para apagar é só passar um pano levemente úmido).
Temos uma hortinha! Ela pode ser fixada na parede ou apoiada numa bancada.
A intenção deste post não é entrar nos detalhes de como cuidar de uma horta, mas se for fixar a gaveta na parede, é legal pensar num local arejado e que não pegue muito sol durante o dia todo.
Imagens: Joia de Casa © 2015.
achei Incrível as ideias e propostas virei fã parabéns pelo Trabalho
que lindo parabens!!!!!!!
Olá, ficou tão linda essa ideia.
Adorei a disposição das plantinhas e seus respectivos nomes, bem interessante.
Reciclar é tudo neh?
Beijos