Joias com cápsulas de café
Elaine Tan teve seu interesse pela fabricação de jóias de resina despertado quando fez um curso de verão em joalheria na Central Saint Martins – Universidade das Artes de Londres. Hoje ela faz joias e objetos sustentáveis de forma artesanal, e acredita no uso de materiais não preciosos (de pouco ou nenhum valor), de modo a chamar a atenção para idéias, design e forma.
As coleções são projetadas e produzidas no ateliê da artista, em Cingapura. Cada peça é feita à mão a partir do zero, não há duas iguais, dando a cada peça um caráter único. Assim também acontece com a coleção Iridescent Creatures, encomendada pela Nespresso de Cingapura, onde o resumo era criar uma série de produtos funcionais que mostrassem as possibilidades de uma cápsula de café usada.
A coleção explora o lado escuro e místico do mundo subaquático. As escamas de peixe, construídas com as cápsulas da Nespresso, são tratadas para atingir a iridescência (imagem acima) e são complexamente revestidas – um motivo usado em toda a coleção, aludindo às profundidades organizadas, porém multifacetadas, da vida aquática.
Os materiais usados são: cápsulas recicladas Nespresso, bioresina, contas de vidro, folha de metal, tubos de latão, correntes. As biorresinas usadas contêm materiais renováveis de origem biológica originados como coprodutos ou fluxos de resíduos de outros processos industriais, como a celulose e a produção de biocombustíveis. Isso diminui o impacto ambiental através de uma redução significativa nas emissões de CO2 e de gases de efeito estufa do processamento, eliminando subprodutos prejudiciais e reduzindo o consumo de energia e água.
Imagens: amadogudek.