Lixiki
A Lixiki, fundada em 2008 pela empresária Ana Borba, é uma empresa pernambucana de desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e execução de cenografias com design universal que reutiliza materiais descartados como matéria-prima. Em tempos de economia criativa, a empresa foca na simplicidade e valoriza o trabalho manual na confecção dos produtos, criando novas técnicas de produção somadas às tecnologias existentes aplicadas de forma inovadora. Segundo o próprio site da empresa, desta forma a Lixiki vem construindo um mercado novo com a matéria-prima do futuro.
Com o conceito de reutilização aplicado nos seus produtos e cenários, a Lixiki quer estimular um novo comportamento das pessoas com o lixo. Os materiais reutilizados são diversos: garrafas PET, vinil, CDs, DVDs e lonas de campanhas publicitárias. As lonas servem de matéria-prima para bolsas, necessaires, sacolas retornáveis, lixeiras para carro, entre outros, inclusive produtos personalizados para clientes corporativos. De acordo com uma matéria da FolhaPE, em Setembro de 2015, a Lixiki supraciclava em média 40 mil garrafas PET e 10 mil metros de lona por ano, além de reunir 25 pessoas na sua rede colaborativa. Números que provavelmente já cresceram.
No seu próprio site a Lixiki enfatiza que o envolvimento de comunidades na confecção dos adereços das cenografias e produtos é um dos pilares sociais da empresa, uma vez que visa, com a contratação dessa mão de obra, dar sustentabilidade a grupos produtivos.
Confira alguns produtos e itens de decoração confeccionados pela Lixiki. Os adereços, inclusive, podem ser alugados para decorar festas e eventos.
Quanto a cenografia, os trabalhos são direcionadas tanto a espaços urbanos, quanto privados. Aqui, o reaproveitamento de materiais muitas vezes são do descarte do próprio cliente. O trabalho pode ser desenvolvido com diversos materiais descartados: industrial, eletrônico e publicitário, diminuindo o impacto ambiental. Um dos belos trabalhos da empresa foi a decoração de Natal de Recife, em 2011, onde foram reutilizadas mais de 70 mil garrafas PET que foram manufaturadas por 80 mulheres da zona norte da cidade.
Esse é apenas um dos belos trabalhos de cenografia da Lixiki, no site e nas redes sociais você pode ver e ser encantar por muitos outros.
E além de todo esse trabalho lindo e digno de aplausos, a Lixiki ainda promove oficinas de reutilização de materiais diversos para divertir e mobilizar as pessoas (de todas as idades) da importância da consciência ambiental e diminuição da produção de resíduos.
Para conhecer ainda mais o trabalho da Lixiki, acesse os links abaixo.
Imagens e informações: Lixiki | facebook Lixiki.