Lousas na decor
Foi-se o tempo que a gente só via uma lousa dentro de uma sala de aula. A lousa, seja preta ou verde, caiu no gosto do público e marca presença nos lares de pessoas criativas. Mas a lousa não precisa se limitar apenas às paredes, as portas, os móveis e outros objetos podem usufruir desse poder de customização oferecido pela junção do fundo fosco com o giz.
Para transformar uma parede em lousa, basta pinta-la com tinta no acabamento fosco, de preferência preta ou verde escuro, pra ressaltar o giz. O tipo de tinta pode ser latéx, acrílica ou esmalte sintético. O latéx é indicado somente para ambientes internos e com pouca umidade. A grande vantagem de se ter uma parede de lousa é poder escrever com giz escolar e depois apagar com pano úmido, assim se você enjoar da estampa é só fazer outra!
É importante observar que a parede de giz não é para todos, pois o pó do giz pode provocar alergia. Pra quem não tiver a intenção de trocar o desenho de tempos em tempos, pode optar pelo uso de caneta permanente branca.
Outra solução que pode evitar o trabalho e a sujeira que uma pintura faz é usar um vinil adesivo preto fosco. Quem nunca fez a aplicação de um vinil adesivo pode achar uma tarefa trabalhosa. Primeiro é preciso limpar a superfície pra remover o pó e depois ir colando gradativamente e alisando com uma espátula para evitar bolhas. A vantagem do vinil é o processo reversível e além das paredes, você pode aplicar em móveis e eletrodomésticos.
Outra possibilidade da lousa é rotular recipientes e assim ajudar a organizar a casa. Desde potes de temperos até gavetas de uma cômoda! Ou talvez marcar o lugar e a taça do convidado na hora da festa em casa.
Também é possível criar uma lousa a partir de um objeto em desuso! Seja com tinta comum, spray ou vinil adesivo é possível dar um novo uso a algo de não tinha mais serventia. Como essas ideias abaixo.