Marron Rouge: produtos com câmara de ar e pneu de bicicleta

O projeto Marron Rouge nasceu em 2009, criado por Jean-Marc Attia. No mesmo ano, Jean-Marc deixou sua vida como executivo dedicado, para pensar um pouco mais sobre dar um senso humano, responsável e sustentável às suas atividades profissionais e à sua vida de maneira simples. As viagens a trabalho para Índia serviram como oportunidade de conhecer um pouco o povo indiano e, segundo Jean-Marc, ele se apaixonou pela “vontade de fazer” deles.

Tudo começou com um comércio local na Índia, passando para a venda da produção na França, e a Marron Rouge cresceu rapidamente. Junto com este crescimento, Jean-Marc começou a pensar também em design e ambiente. Todos os acessórios de moda e objetos de decoração da Marron Rouge são criados por Jean-Marc na oficina que fica no show room da sua loja, na França. Para a produção de suas criações, o artista tem a colaboração de ONGs e projetos sociais na Índia. Cada projeto social é visitado uma ou mais vezes para garantir que não haja trabalho infantil, que as condições locais de trabalho sejam boas, que os funcionários tenham cobertura previdenciária e que as crianças estejam na escola.

Na imagem acima, o banco Brandon, assento feito em pneu supraciclado com câmara de ar e pés em madeira de eucalipto.

A supraciclagem é o diferencial da Marron Rouge. Seus materiais favoritos são o pneu, a câmara de ar, o cinto de segurança e saco de para-quedas, mas outros materiais podem ser eventualmente utilizados. A fabricação de bolsas, acessórios e outros itens com câmaras de ar, pneus e cintos de segurança reaproveitados é confiada a uma ONG que luta contra a pobreza em Delhi.

Na imagem abaixo, bancos com assento feito com etiquetas de jeans reaproveitados e pés em madeira de eucalipto.

Imagens: Marron Rouge.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *