Móveis serigrafados de Zoe Murphy
Uma jovem designer encontrou um nicho de mercado resgatando e reformando móveis e tecidos descartados.
Sempre fascinada com potencial de reutilização e rejuvenescimento de itens indesejados, a designer trabalha com a ideia de incentivar outras pessoas a consumir com mais cuidado e responsabilidade.
Zoe resgata móveis em antiquários, leilões, no ebay e até na beira da estrada. Depois de trocar os pés, os puxadores e o revestimento dos móveis ela faz a serigrafia com imagens e texturas bem coloridas. A serigrafia é uma ótima maneira de repaginar produtos, porque você está aplicando uma imagem a uma superfície que pode ter um arranhado ou mancha, que com a aplicação de um silk screen você consegue cobri-lo decorativamente e dar um novo olhar a peça.
Ela começou com uma coleção de móveis inspirada na sua cidade natal: Margate, Kent. A cidade litorânea era conhecida por seu parque temático, cafés e por ser a primeira praia da Inglaterra a oferecer passeios de burro, teve seu auge turístico nos anos 50, mas com o passar dos anos, muitos de seus ícones foram fechados e demolidos. Os móveis dessa linha possuem desenhos com as cores das placas luminosas presentes naquela época.
Ela também trabalha com peças que o próprios clientes trazem, que por valor sentimental nunca conseguiram se desfazer desses móveis. Depois de discutir a paleta de cores que irão combinar com a casa do cliente, ela lhe entrega um móvel novinho.
A designer também reutiliza tecidos para a confecção de almofadas e estofados de alguns de seus móveis. Ela procura em brechós vestidos de noivas com manchas e furos, que segundo ela, mostram que a noiva se divertiu muito! Então ela corta o vestido, tinge e faz a serigrafia, transformando o tecido velho em lindas peças como essas:
Além de todo o trabalho artístico, Zoe se preocupa com o impacto ambiental de seus produtos:
“Todo material que apresentamos é o mais ambientalmente responsável possível. Nós procuramos por algodões orgânicos para o forro tecido das gavetas, lã descartadas para acolchoamento das gavetas, papelão reciclado, além de tintas, lacas e vernizes ecológicos. Tentamos fazer peças que o cliente pode consumir com segurança.”
Seu trabalho tem sido muito bem reconhecido pela Inglaterra, aonde sempre participa de mostras e exposições.
Imagens: Zoe Murphy | Design Lovers Blog.