O que é upcycling ou supraciclagem?
Upcycling é o termo inglês que pode ser traduzido para supraciclagem.
Supraciclagem é o processo o qual itens descartados são redesenhados com o objetivo de aumentar o seu valor, torná-los úteis ou simplesmente agradáveis esteticamente.
A supraciclagem trabalha em oposição à cultura do consumo, encorajando pessoas a pensar em novas formas de usar as coisas, ao invés de simplesmente comprar novos produtos. A essência da supraciclagem é o “reutilizar” dos três R’s da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar).
A prática beneficia o meio ambiente, promovendo a reutilização sempre que possível ao invés do descarte. Através da supraciclagem, as pessoas geram uma porção mínima de lixo e reduzem o seu impacto ambiental consumindo menos, assim colocando menos pressão nos fabricantes e produtores.
A supraciclagem é diferente de reciclagem. Para reciclar é preciso de materiais base – na maioria papel, plástico, metal e vidro. Esses materiais de base passam por uma série de processos físicos e químicos para que possam ser transformados em um novo produto, frequentemente de menor qualidade. Falamos mais sobre a diferença entre reciclagem e supraciclagem neste post.
Para supraciclagem, os materiais não precisam passar por processo industrial nenhum. Você mesmo pode customizar um produto e ele continua sendo do mesmo material que você o encontrou. Além disso, um item “supraciclado” é tipicamente melhor ou da mesma qualidade do que o original.
O conceito de supraciclagem foi popularizado em 2002 através do livro “Cradle to Cradle – Criar e reciclar ilimitadamente”, que propõem um novo modelo de produção industrial.
Existem vários exemplos de supraciclagem e aqui nesse blog você irá encontrar várias ideias.
o termo é novo mas a idéia é antiga, gostei!!!
novos termos para novos tempos.
Adorei o texto e agora percebi que o que eu faço é e sempre foi uma supraciclagem… Parabéns
Adorei…
Texto excelente!