Ocean Sole – reciclagem de chinelos

Se existe uma empresa que pode se denominar sustentável, essa empresa é a Ocean Sole (tradução: solo de oceano). Além de criar produtos com material reciclável, promove uma ação de limpeza nas praias e por fim, cria uma fonte de renda para a comunidade local.

Situada no Quênia, a Ocean Sole apoia pequenos artesãos a criar esculturas e acessórios feitos com chinelos encontrados nas praias do país, com o objetivo de proteger os oceanos e ensinar o mundo sobre as ameaças de lixo marinho.

Os milhares chinelos despejados nas praias da costa leste africana são causadores de um verdadeiro desastre ambiental. Muitos peixes e outros animais morrem ao engolirem solados de borracha que são facilmente confundidos como alimentos por eles.

A empresa trabalha com mais de 100 pessoas, com oficinas nas favelas da capital do país, Nairobi e em áreas costeiras mais remotas, proporcionando o tão necessário emprego a essas pessoas.

Julie Church, fundadora da organização, conta que teve a ideia ao ver crianças locais fazerem brinquedos com os pedaços de chinelos encontrados nas praias. Então Julie encorajou as mães a recolherem mais chinelos, lava-los e picota-los para criar pequenas esculturas.

O projeto recicla mais de mil quilos de chinelos por semana! A meta da empresa é reciclar 400 mil chinelos por ano e criar obras de arte para venda no mundo todo.

ocean sole2
ocean sole4
ocean sole1
ocean sole3
Imagens: Ocean Sole.

Comments

comments

3 comentários

  • ismael lopes chimendes Benites

    Gostaria de fazer um curso e aprender reciclar chinelos.

  • WELLINGTON QUINTANILHA

    Olá boa tarde,
    Sou proprietária de uma fábrica de chinelos e gostaria de saber como enviar o resíduo do material (borracha microporosa) para doação.

    • Olá! Infelizmente essa empresa fica no Quênia e usa do próprio resíduo deixado nas praias. Acredito que não recebem doações de material, mas você pode entrar em contato diretamente com eles pelo facebook.com/OceanSole/
      Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *