Passo a passo para renovar um banco de madeira

Ontem mostramos na nossa fanpage o antes e depois de um banco de madeira resgatado do lixo, você viu? Olha ele aí:

banco antes e depois

A Camila encontrou ele no lixo com a estrutura em ótimo estado, apenas precisando ser lixado e repaginado para virar um novo banquinho! Infelizmente, é comum móveis ainda em bom estado (parte estrutural) serem descartados por não agradarem mais os seus donos ou estarem com aparência de velhos. Por isso selecionamos para você um passo a passo fácil e com lindo resultado, feito pelo blog Madame Criativa. Assim você também se anima para renovar bancos velhos que tem em casa!

Materiais que você irá precisar:

– Banco
– Espuma
– Tecido elástico (Lycra, Helanca, Fluite ou outro tecido que estique e não desfie nas laterais)
– Tesoura
– Barbante colorido ou outro fio
– Botão
– Linha grossa para costurar o botão
– Agulha de sacaria (agulha grande)
– Micro retífica ou furadeira com broca de aço rápido ou broca de madeira

banco_materiais

Neste projeto, o que dará cara nova para o banco é o estofado. Mas antes desta etapa, recomendamos uma boa lixada em toda peça, principalmente se for um banco com bastante tempo de uso e já estiver com a madeira desgastada. Esta primeira etapa é um pouco mais trabalhosa, considerando que lixar não é uma tarefa que agrada a todos, mas é necessária, especialmente se você preferir pintar. Após lixar, fica a seu critério pintar ou apenas usar um verniz para proteger a madeira.

Vamos ao assento estofado! O mais legal desse passo a passo é que para fazer a parte estofada você não precisa costurar, é rápido de fazer.

1. Corte as bordas da espuma chanfrada para que o assento do banquinho fique com as bordas arredondadas. Use tesoura ou estilete. Este passo é opcional.
2. Fure o centro do banquinho usando a furadeira. Em uma superfície limpa, coloque o pano com o avesso virado para cima, coloque a espuma com o chanfrado virado para cima e depois posicione o banco sobre a espuma.

banco passo 1

banco passo 2

3. Segure 2 pontas opostas do tecido e amarre com um nó, conforme a foto. Pegue as outras duas pontas e amarre no centro também. Dica: Desvire o banco e veja se esticou o tecido suficiente, se achar que ficou frouxo ou torto, desamarre e refaça os nós.
4. Com o banco desvirado, passe um barbante embaixo do assento e cruze as duas pontas no cento do banquinho, formando um “X”com o barbante. Passe as duas pontas do barbante por baixo do banco e cruze-as em cima do banco novamente. Depois amarre as pontas embaixo do banco, com um nó bem firme.
5. Passe a agulha com linha pelo furo, comece debaixo para cima. Dica: Aperte a espuma para baixo com a outra mão, bem no centro do banco para ficar mais fácil de pegar a ponta da agulha. Passe a linha em torno dos barbantes, coloque o botão e enfie a agulha de volta na espuma para varar o furo e arrematar com nó embaixo do banco.

banco passo 3

Pronto! Nada de comprar bancos novos, transforme os que você já tem! Capriche na escolha do tecido pra combinar com seu ambiente e mãos à obra. Confira o resultado final e o antes e depois!

banco_colagem

banco_antes e depois

Imagens e passo a passo via Madame Criativa.

Comments

comments

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *