Projeto Social: Out Of The Dark

Respingos de tinta vermelha, ciano, mostarda e rosa bebê chamam atenção dentro de uma oficina movimentada, em uma pequena cidade da Inglaterra. Cadeiras, mesas e cômodas que poderiam estar nas prateleiras de lojas conceituadas de decoração, não foram produzidas por designers licenciados, mas por adolescentes problemáticos da cidade High Wycombe.

Essa cidade britânica já foi foco de produção de móveis, hoje é o lar de Out of the Dark: um projeto social que ensina jovens carentes a restaurar, renovar e customizar móveis velhos, que muitas vezes são encontrados no lixo. O objetivo deste projeto é ajudar jovens encontrar direção, autodisciplina e ao mesmo tempo, aprender um ofício e noções de comércio. Assim como cada peça de mobiliário ganha uma nova “roupagem”, o senso de equilíbrio é restaurado na vida desses jovens.

O projeto é ideia de Jay e Jade Blades, que trabalham com jovens desfavorecidos há 14 anos e se orgulham de usar métodos de ponta para envolver alguns dos jovens mais problemáticos da sociedade.

“Nós não dizemos aos jovens que vamos ensiná-los a restaurar móveis antigos, nós dizemos a eles que vamos ensinar-lhes como fazer dinheiro a partir do nada”, revela Jay.

Out-of-the-dark_1

Móveis descartados são levados para a oficina onde Jay supervisiona uma restauração meticulosa através de seus elevados e rigorosos padrões, para uma transformação distintamente moderna e vendável.

“Móveis produzidos há 50 ou 100 anos ainda tem suas qualidades. Você só precisa fazer algo a ele para reintroduzi-lo no mercado. É o mesmo com os jovens. Se um jovem foi expulso da escola ou qualquer que seja o caso, isso não significa que você desistir deles”, diz Jay.

Os jovens que vêm para trabalhar com Out of the Dark têm experimentado uma série de dificuldades, que vão desde problemas com o abandono, a problemas de aceitação de autoridade e feridas emocionais decorrentes de uma ausência de modelos masculinos. Jay acompanha as dificuldades no amadurecimento desses jovens, e é essa transparência que ajuda a envolvê-los e estabelecer a confiança dos quais uma relação de trabalho pode florescer.

Jay e Jade deram o nome de Out of the Dark (Fora do escuro) para a organização porque enxergam que ambos os móveis e os jovens com quem trabalham foram “descartados”, fazendo uma analogia em trazê-los “de volta à luz”.

Confira algumas incríveis peças renovadas por Jay Blades e seus aprendizes.

Out-of-the-dark_2

Out-of-the-dark_3

Out-of-the-dark_4

Out-of-the-dark_5

Out-of-the-dark_6

Out-of-the-dark_7

Mais imagens e informações sobre o projeto no site Jay & Co.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *