Redolab: artesãos do reuso
O Redolab surgiu da paixão por DIY (do it yourself), artesanato e de coisas feitas a mão, além da consciência de que cada escolha tem um impacto sobre o meio ambiente. Objetos sem uso e resíduos viram matéria-prima nas mãos habilidosas e criativas de três jovens italianos: Henry, Enzo e Michele. A ideia do negócio veio num momento de dificuldades profissionais, que exigiu deles rever profundamente situações pessoais e profissionais e os levaram a criar o Redolab.
Em busca da matéria-prima, o Redolab interage com as empresas locais e com quem já lida com coleta de objetos descartados, criando uma cadeia virtuosa e fazendo do upcycling uma nova realidade de negócios. Eles reutilizam diversos materiais para criar produtos originais: paletts de madeira, metal, bobinas de cabos, tambores de óleo, garrafas e outros resíduos recolhidos em empresas locais. Mas para isso tomam diversos cuidados, como por exemplo com os pallets, no qual eles se certificam de que as peças foram tratadas para remover organismos prejudiciais (já falamos sobre isso aqui).
Para mostrar o potencial do reuso nas criações do Redolab, todas as poltronas nas imagens acima foram feitas com madeira de pallets descartados. Design robusto, mas conforto garantido, de acordo com a descrição do produto no site da empresa.
“Para nós, objetos simples e todos os tipos de resíduos são recursos para que uma nova vida seja dada pelas mãos sábias e criativas do artesão.”
Os jovens dizem que um erro comum no trabalho manual de artesãos é que muitas vezes falta originalidade nos produtos, por isso eles planejam bem os processos de transformação. A criatividade é essencial, mas também garantem que um trabalho bem feito requer o conhecimento de algumas técnicas para garantir um produto final que vai durar por um longo tempo. Confiram outros trabalhos do Redolab:
Para conhecer ainda mais o trabalho dos jovens, além de outros produtos e suas características, acesse os links abaixo.
Informações e imagens: redolab | facebook redolab | superfluonecessario | upcycledzine.