Rupert Blanchard – design de móveis recuperados
Para a maioria das pessoas, uma gaveta dentro de uma caçamba é apenas entulho, mas para o designer de móveis Rupert Blanchard é material de trabalho. Ele mesmo transforma peças encontradas no lixo em móveis estilosos e funcionais na sua oficina em Margate, Inglaterra.
Designer, artesão e “caçambeiro” quase acumulador, é assim que Rupert Blanchard se define. As gavetas que Rupert recolhe nas ruas ocupam uma parede de sua oficina, até serem incorporadas a uma cômoda, aparador ou gaveteiro. Ele reutiliza madeira compensada descartada em locais de construção e monta caixas para as gavetas “órfãs”, resultando em um móvel novo. Cada móvel é único, composto de uma mistura eclética de elementos modernos, antigos, industriais e rústicos. Suas peças compartilham uma história ou preservam lembranças do passado.
Os ícones do seu design são os móveis com gavetas descombinadas, mas ele também reutiliza placas antigas de materiais publicitários, caixotes de madeira e o que mais ele achar interessante.
A supraciclagem de Rupert seguem algumas regras: ele só usa peças que não tem mais utilidade na função original e que seriam destinados a um aterro sanitário. Ele tenta fazer peças antigas relevantes para a vida moderna. As suas obras são revendidas em uma loja de móveis vintage e retrô, em Londres.
Bem longe de ser um distúrbio de comportamento, a acumulação de Rupert é seletiva e com o único propósito de trazer um objeto descartado, de volta ao uso.
Imagens: Styling And Salvage.