Studio Hamed Ouattara – móveis com tambores de óleo descartados
Alguns designers fazem uso da supraciclagem (ou upcycling), não apenas para dar uma segunda chance a um objeto descartado, mas também por necessidade do lugar aonde vivem. Esses designers ganham a vida usando suas habilidades para criar peças incríveis e originais, feitas com materiais de descarte. É o caso do artista e designer autodidata, Hamed Ouattara, fundador do Studio Hamed Ouattara, baseado em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso. Um país conhecido por seu patrimônio artesanal de metalurgia.
Hamed é diariamente cercado por galões de óleo descartados e outros objetos de metal. Para poder trabalhar com esses objetos, ele obviamente precisa de ferramentas, dobradiças e, por exemplo, pregos. Mas devido a frequentes quedas de energia no país em que vive, ele precisa fabricar esses itens em seu estúdio. Isso resulta em cada detalhe sendo cuidadosamente considerado e perfeitamente adaptado.
As peças de Hamed possuem uma assinatura única e revelam um trabalho artesanal primoroso. Os velhos tambores são modelados e adaptados à mão, tudo através de marteladas, usando a padronização tradicional de uma maneira totalmente nova. Outra característica de seu trabalho é o fato de que a maioria de sua mobília ser colorida, com muitas marcas e arranhões que já estavam no metal recuperado.
“A arte tem um papel a desempenhar no desenvolvimento da África e meu trabalho reflete essa convicção.”
diz Hamed.
Ele expôs pela primeira vez em Bruxelas em 1998, e desde então se tornou uma figura de destaque no design africano contemporâneo. Seu impressionante trabalho é representado pelo por uma galeria africana e é elogiado pelos principais galeristas internacionais, com compras de importantes colecionadores ao redor do mundo.
Imagens: Studio Hamed Ouattara.