Uma casa contêiner flutuante
Nem todo mundo consegue enxergar potencial em um estreito contêiner de metal e muito menos ter a habilidade de transforma-lo em um lar aconchegante. Mas Max McMurdo, designer, empresário e apresentador de tv no Reino Unido, tinha além da especialidade, a visão criativa para fazer este trabalho de forma precisa. Levando apenas três meses e meio do início ao fim, ele transformou um contêiner em uma casa leve e de plano aberto, repleta de soluções inteligentes de economia de espaço e ideias de design.
Localizado em Bedford Marina, Inglaterra, esse contêiner flutuante possui sala, cozinha, um quarto e um banheiro. Como uma casa ribeirinha, cada canto do contêiner oferece uma bela vista do mar.
Como esse era um passo para o desconhecido, McMurdo primeiro pesquisou os regulamentos e restrições relevantes da construção e começou a planejar o espaço. “Eu passei algum tempo dentro do contêiner no início”, diz ele, “movendo-se, fingindo fazer uma xícara de chá e sentado em uma cadeira, tentando descobrir como eu poderia viver naquele espaço.”
Tendo já experiência com contêiner, graças a um escritório reformado no jardim de sua antiga casa em Bedford, McMurdo já conhecia os materiais e o processo. O primeiro e crucial passo do projeto foi abrir totalmente um dos lados do contêiner.
Sendo um grande fã de luz natural, não há cortinas em qualquer lugar da casa. Em vez disso, grandes portas de vidro se deslizam ao longo do contêiner para inundar o espaço com luz e abrir a casa até o exterior. Para proporcionar privacidade e sombra aonde quer que seja necessário, ele instalou painéis de acrílico em um trilho suspenso, por trás das portas de vidro.
Sala
Um painel de madeira com desenho geométrico é um grande ponto focal na sala. Esse painel possui prateleiras embutidas que podem ser dobradas quando não estiver em uso. Móveis e objetos garimpados, acrescentam personalidade ao ambiente.
Cozinha
Um recurso inesperado na cozinha é um grande fogão, que além de fazer comida, é utilizado para aquecer o piso e a água de toda a casa. Esse eletro teve que ser posicionado no centro do contêiner, para distribuição correta de peso.
Quarto
No quarto, McMurdo conseguiu colocar em uma cama king-size e duas mesas de cabeceira. Para maximizar espaço, ele pendurou as luminárias abaixo das prateleiras laterais, que ficariam ocupadas se fosse abajur comum.
A parte mais inteligente do design do quarto é o guarda-roupa escondido. A cama se divide no meio e se separa para revelar os degraus de acesso para um grande armário embaixo!
Banheiro
Além de uma cama de tamanho normal, McMurdo também queria instalar uma suíte de tamanho normal no banheiro compacto. Em vez de um banheiro de barco, ele instalou um modelo em tamanho natural e um box com banheira e chuveiro. O piso do chuveiro é feito de uma malha coberta de cascalho que se afunda para revelar uma banheira de aço inoxidável embaixo, então há apenas um sistema de drenagem necessário para o chuveiro e para banheira.
Outro dispositivo para economizar espaço é a torneira única, usada para a cozinha e banheiro. O contêiner recebe eletricidade de um ponto de eletricidade e água fresca de uma conexão de água, mas o banheiro tem que ser esvaziado em alguns dias.
“O objetivo com este projeto foi criar um espaço agradável para um casal jovem”, diz McMurdo. “Eu queria mostrar que você não precisa decidir entre morar em uma casa ou em um barco; pode haver algo no meio. ”
A gente já falou sobre o trabalho do Max aqui no blog. Clica aqui para saber mais sobre este designer.
Imagens: Chris Snook.