Upcyle Fetish
Foi visitando bazares, desses onde diversos vendedores se reúnem para comercializar bens antigos usados e outras mercadorias, que o designer austríaco Andreas Scheiger começou a juntar assentos e guidões de bicicletas. A partir daí, passou a visitar também lixões, sucateiros e oficinas de bicicletas para encontrar mais peças. Assim foi surgindo a ideia para os Upcycle Fetishes.
Feitos a partir do reaproveitamento dessas peças garimpadas, Andreas diz que no início planejava construir apenas cabides, mas nem todos guidões eram adequados pra isso. Hoje o produto ganhou mais de uma função, entre elas a de “cabide” para cargas pesadas, como as bicicletas. Essa é a diferença, segundo o designer, para a obra de Plablo Picasso, Tête de Taureau. Ele diz que percebeu a semelhança no início, mas que sempre quis um produto para servir um propósito, enquando Picasso trabalhou uma obra de arte.
Andreas investiu em equipamentos e aprendeu a usinar a placa de montagem a partir de sobras de madeira para ele mesmo fazer as peças, que foram sucesso desde o primeiro conjunto. No mês passado ele terminou a terceira série do produto e diz que, mais uma vez, o garimpo e a limpeza das peças ocupou uma quantidade considerável de tempo. Mas que a parte divertida é a montagem: “As combinações possíveis são infinitas. O resultado é uma mistura de necessidade técnica e gosto pessoal. Quando montado corretamente, todos os suportes aguentam uma bicicleta. Eu fiz um teste de esforço adicional e bingo”. Confira um pouco do processo de produção e o resultado:
As peças também lembram animais de caça empalhados (em muitos países é comum empalhar animais abatidos em caçadas e utilizar suas carcaças na decoração de casa). São diversas combinações que resultam em peças únicas e exclusivas:
Imagens e pesquisa via Andreas Scheiger.